Barragem

A Barragem de Odeleite é uma barragem de enrocamento com cortina de impermeabilização em betão a montante.

A altura máxima acima da fundação é de 65 m. O coroamento tem 12 m de largura, o desenvolvimento 347 m e altura de 55 m. A capacidade total da albufeira é de 132 hm 3 e a capacidade útil é de 113 hm3 .

Está localizada no concelho de Castro Marim, numa secção da ribeira de Odeleite a montante da povoação com o mesmo nome, a sua bacia hidrográfica tem uma área de 352 km2.

A barragem detém como órgãos principais uma Tomada de Água para rega e restituição do caudal mínimo ecológico, Descarregador de Cheias de superfície frontal, Descarga de Fundo, e um sistema de medição de nível na albufeira que atua sobre as comportas do descarregador.

A localização e a cota do coroamento da barragem, obrigaram ainda à construção de um dique numa portela na margem esquerda e a um aterro num vale na margem direita, integrado na variante à EN 122, agora IC 27, estrada que passa no coroamento.

A água tratada na ETA de Tavira destina-se à distribuição em alta aos concelhos de Alcoutim, Castro Marim, Faro, Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel, Tavira e Vila Real de Santo António, todos pertencentes ao Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve, podendo se necessário, através da estação elevatória reversível, abastecer a partir do Sotavento algarvio, conforme tem sido prática nos últimos anos devido à escassez de água.

Linha de Água: Ribeira de Odeleite
Ano de conclusão:1996
Tipo: aterro de enrocamento com cortina de impermeabilização de betão no parâmetro de montante;
Bacia hidrográfica: 352 km2;
Cota do coroamento: 55,00 m;
Nível de pleno armazenamento (NPA): 52,00 m;
Comprimento do coroamento: 348 m;
Capacidade total da albufeira: 130 hm3;
Capacidade útil da albufeira: 117 hm3;

 

Aproveitamento hidráulico; Odeleite-Beliche, destinado ao abastecimento às populações e ao regadio dos concelhos do Sotavento Algarvio.