Território e população

territorio

Considerada a maior Freguesia do Concelho de Castro Marim, ocupa uma superfície de 140,8 km2, que correspondem a 46,9% da área total do mesmo.

Em 2011 residiam na Freguesia 763 habitantes (concentrava-se 11.3% da população do Concelho).

A maior fatia (53%) da população corresponde aos indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos. De seguida, surge o grupo dos habitantes com idades compreendidas entre 25 e 64 anos, representando 36%. Com 6% surge o grupo constituído pelos habitantes com idades entre os 0 e os 14 anos. Por último, com 5%dos residentes surge o grupo com as idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos.

A perda de população na última década e ao longo da anterior reflete o forte envelhecimento demográfico da freguesia, onde o índice de envelhecimento atinge o valor mais elevado, 1021 idosos por cada 100 jovens, superando mesmo o índice de Envelhecimento do Concelho, e a saída dos efetivos para outras zonas do litoral, em busca de melhores condições de vida devido às características rurais da freguesia.

Esta Freguesia contribuiu, na última década, fortemente para o Envelhecimento Demográfico do Concelho.